Como utilizar estratégias de Mobile no seu E-commerce

Escrito por João Ribeiro /// 28 de Abril de 2022

Como utilizar estratégias de mobile no seu e-commerce? Essa é sua dúvida? Então, veja sobre isso no artigo de hoje!

O E-commerce cresceu no Brasil 73,88%, no ano de 2020. E a tendência é que cresça ainda mais, ou seja, ele segue em expansão no Brasil e no mundo.

E essa tem sido uma opção para que seu negócio venda mais e continue a crescer. Por isso, neste artigo, veja sobre algumas estratégias para que você consiga alavancar as vendas do seu e-commerce, aproveitando da tecnologia mobile.

O contexto do mobile marketing: entenda!

Segundo a Agência Brasil, o celular tem sido o principal meio de acesso à internet no Brasil. E segundo a FGV, o Brasil tem 424 milhões de dispositivos móveis, dentre eles, o celular e o tablet, por exemplo.

E isso não é exclusivo no Brasil, empresas do mundo todo estão de olho nesse fato e estão adaptando suas estratégias digitais e filosofias de negócios para atender ao usuário que está super conectado.

Em termos mais práticos, ter apenas uma estrutura e design responsivos não são o bastante para que sua empresa se mantenha relevante no mundo virtual.

Por isso, desenvolver e aplicar as estratégias de mobile certas é essencial para que sua empresa consiga relacionar melhor com o cliente e fazer mais vendas.

Como utilizar estratégias de mobile no seu e-commerce

Veja como utilizar as estratégias de mobile no seu e-commerce:

  • Invista na inteligência artificial

No meio virtual, mesmo sem a presença física do vendedor, é preciso que o cliente se sinta seguro e amparado, ao pesquisar ou fazer uma compra no seu e-commerce.

Por isso, hoje, uma solução muito viável e interessante para você que tem um e-commerce, é investir na inteligência artificial, por meio dos chatbots.

Estes são programas que funcionam por meio de mensagens personalizadas para aquelas pessoas que acessam seu blog ou site.

Por meio do histórico de interação com clientes, tem como programar para entregar ao cliente as respostas e tirar suas dúvidas.

Mas mesmo assim, se o problema ou dúvida não for resolvido, o cliente pode ser direcionado para a equipe de atendimento.

  • Faça o e-mail marketing

O e-mail marketing pode ser trabalhado através das estratégias de mobile e, por sinal, ele tem sido grande aliado do empreendedor do e-commerce.

Por meio do e-mail marketing, sua empresa pode ser relacionar com os clientes, enviar suas ofertas, além de outras possibilidades.

Sabe os momentos que um cliente está buscando fazer uma compra em um e-commerce e desiste? Uma pequena ação de sua empresa, através dos e-mails marketing, permite isso ser revertido em uma venda.

Então, em caso de abandono de carrinhos de compras, o email marketing pode ser um importante aliado. Você pode, inclusive, enviar um cupom ao cliente para incentivar ele a finalizar a compra.

Outro ponto, é que esse canal mobile pode ser usado para que a empresa expresse suas preocupações em torno de outras variáveis, como as suas ações voltadas para a Sustentabilidade. Então, até isso, ajuda a empresa a se conectar mais com os clientes.

  • QR Code

O QR Code surgiu como uma alternativa ao uso do código de barras e tem ajudado muito a quem busca soluções ou certos endereços na internet.

Essa tem sido então uma alternativa para a divulgação de banners, flyers e cartazes em seus canais digitais, como sites e outras páginas.

  • Buscas por voz

Cada vez mais, os assistentes virtuais como Alexia, o Google Assistente e outras, estão mais precisos e oferecem mais serviços e personalização, no uso dos celulares, smart TVs e outros.

Com isso, a pesquisa e a busca por voz estão em alta entre os usuários.

Por isso, suas ofertas e apresentação de contudo digital devem levar em conta essas ferramentas parra que seu e-commerce seja cada vez mais relevantes para as pessoas.

  • Geolocalização

Ainda sobre como utilizar estratégias de mobile no seu e-commerce, uma das funcionalizadas mais promissoras nos celulares inteligentes é a questão da geolocalização.

Hoje, os sites conseguem identificar a localização de seus usuários conforme autorização deles e isso tem elevado às possibilidades de um cenário mais apurado do perfil desses consumidores.

E mais, sua empresa cadastrada no Google Meu Negócio pode se beneficiar das funcionalidades dessa plataforma, se tiver um cadastro por lá.

As buscas em sua região serão potencializadas, então, não perca tempo, seu e-commerce pode se beneficiar dessa ferramenta de geolocalização.

  • Conteúdos e soluções ágeis

Outra estratégia de mobile no seu e-commerce, trata-se de entregar ao usuário conteúdos, serviços e soluções instantâneas.

Um e-commerce deve pensar em diminuir e otimizar o espaço entre o usuário e a solução. Aproveite para entregar ao cliente descrições simples e claras dos seus produtos e serviços.

Isso tudo facilita e torna a experiência do usuário muito melhor. Invista também numa melhor experiência quanto a navegação em seu site.

Exigências ao mobile marketing

Para utilizar estratégias de mobile no seu e-commerce, saiba que dois fatores são decididos para suas pesquisas feitas nos dispositivos móveis, como:

  • Google mobile friendly: isso vai além de ter um site responsivo, ele prevê uma versão exclusiva para os dispositivos móveis.

Ele traz um tipo de ajustes especiais no código do site.

  • Google mobile first index: é um tipo de norma trazida pelo buscador mais popular, o Google; ele muda o processo de indexação de páginas nas pesquisas feitas.

Esse padrão define que os novos sites, como um e-commerce seja adicionado, tendo como prioridade sua versão mobile.

Por isso, se seu site não tiver uma versão mobile de qualidade ou relevância, ele corre o risco de ser não indexado (adicionado).

Então, atenção se você tem um e-commerce, precisa estar atento a essas regrinhas de mobile, conforme o padrão Google.

Por fim, neste post você viu como utilizar estratégias de mobile no seu e-commerce. Viu como essa estratégia é interessante e fácil de ser aplicada ao seu e-commerce.

Você não vai querer perder todo esse potencial de atrair mais clientes e fazer mais vendas e negócios, certo?

Então, acesse aqui nossas soluções em estratégias de mobile para seu e-commerce, clique aqui

Compartilhe

Estabeleça conexões valiosas com os clientes em todos os canais.