Escrito por João Ribeiro /// 07 de Novembro de 2023
Afinal, o que é RCS? Como essa tecnologia pode ajudar no mercado de saúde, em geral?
Em um mundo digital em constantes mudanças, as empresas de todos os setores, assim, como do setor de saúde, precisam ficar de olho nas tendências e evoluções tecnológicas para não perderem competitividade.
Hoje, iremos falar sobre o Rich Communications Service (RCS), uma tecnologia de comunicação eficiente e que permite uma interação ágil e personalizada com as pessoas e pacientes.
Você ficou curioso e quer saber mais? Vamos sobre esta ferramenta que está dando o que falar!
RCS: o que é?
RCS significa Rich Communications Service (RCS) ou serviço de comunicação rica. O objetivo é ajudar empresas e quem precisar trocar informações pelo celular, o que não depende de sua localização ou qualquer aplicativo que exista no seu aparelho ou dispositivo eletrônico.
Trata-se de uma solução criada pela Associação Mundial das Operadoras Móveis, GSMA e tem o apoio do Google.
Resumidamente, é um tipo de padrão de mensagens que será usado para substituir o SMS. Por isso, essa tecnologia apresenta recursos assim como do WhatsApp ou Facebook, por exemplo.
Dentre as funcionalidades do RCS, estão:
E qualquer uma pessoa pode usar essa tecnologia sem a nova instalação de aplicativos no seu celular.
Seu layout tem o formato de uma Interface de Programação de Aplicativos (API) e possibilita ser integrado aos variados tipos de programas ou softwares.
Quem pode usar o RCS?
Podem usar o RCS todas as pessoas que possuem celulares Android, e quem é usuário do iOS, por enquanto, a Apple não sinalizou que irá adotar essa inovação.
Então, para usar o RCS basta ter o Android atualizado e instalado no seu celular.
Dessa forma, as clínicas, consultórios médicos e outras entidades no segmento de saúde já podem fazer uso dessa ferramenta que vem revolucionando o mercado de comunicação.
No Brasil, as operadoras como Vivo, Claro e Oi já confirmaram que irão buscar a adesão do RCS.
E sobre o uso dessa ferramenta no setor de saúde, veja mais, a seguir!
RCS no mercado de saúde: como começar a usar
O mercado de saúde é um dos mais importantes do mundo, e sofre transformações constantes, por isso, veja sobre o funcionamento do RCS nesse mercado, seus benefícios e como começar a usar.
Isso porque a transformação digital na saúde é um caminho sem volta. Então, profissionais da saúde, bem como as entidades precisam incluir algumas práticas virtuais ligadas à saúde em suas rotinas.
Sobre como começar a usar o RCS, há informações de que para usá-lo pode ser necessário ir até o App Store do celular e buscar por Android Mensagens.
A seguir, mande instalar e defina essa tecnologia como seu padrão de envio de SMS.
A partir disso, basta começar a usar o RCS.
RCS no mercado de saúde: veja os benefícios
O segmento de saúde vem sendo acompanhado e autorizado pelo Ministério da Saúde a adotar algumas práticas em relação ao universo digital para facilitar a vida dos pacientes e melhorar a eficiência das rotinas dos estabelecimentos.
Nesse sentido, dentre os benefícios do RCS, estão:
O cliente ou paciente pode usar os recursos dessa tecnologia RCS para se comunicar rapidamente e de maneira personalizada com uma clínica ou outro estabelecimento médico.
Há ainda botões que sugerem respostas em que o paciente pode clicar e tirar suas dúvidas a respeito de algum assunto.
A tecnologia RCS permite aproveitar o potencial dessa tecnologia para automatizar a comunicação com pacientes por meio dos chatbots.
Assim, seu estabelecimento consegue ofertar um atendimento online mais eficiente e assertivo, o que traz vantagens para o empreendimento e para pacientes.
Isso porque a comunicação fica mais leve, dinâmica, confiável e atrativa.
Com certeza, implantar essa tecnologia vai trazer melhores resultados para a clínica, hospital e outros.
O paciente fica mais à vontade para escolher quando e como se comunicar com a clínica, para agendar uma consulta, marcar um exame, e isso tudo através de botões de ações ágeis e dentro de um padrão conversacional.
Na hora de contatar o estabelecimento médico, o cliente pode fazer isso de maneira mais personalizada e conveniente.
O paciente cria, automaticamente, mais engajamento e conexão com a marca e a equipe de atendimento do estabelecimento.
Isso porque esse tipo de tecnologia conversacional permite mais interatividade e dinamismo em comparação a um sistema de mensagens tracionais.
Essa tecnologia RCS faz uso da criptografia Tranport Layer Security de ponta a ponta.
O que significa que se alguém capturar as mensagens trocadas por meio do RCS, verá apenas textos ilegíveis.
Além disso, com o sistema de segurança do Google, sua empresa ou consultório pode ter mais segurança na hora de usar essa tecnologia conversacional, isso porque há um selo e procedimento de segurança do Google.
Por fim, você viu mais do RCS no mercado de saúde, seus benefícios e como usar.
Hoje, essa expertise em tecnologia conversacional já vem nos celulares com sistema Android para uso imediato. Todas as empresas e entidades do setor de saúde já podem usar desse sistema para entregar mais agilidade e segurança na comunicação com os pacientes.
Fique aqui no site e veja mais conteúdos como este de hoje? Que tal compartilhar esse post com um amigo?